Missão

Fortalecer a Educação Física é fortalecer o Profissional!

























































































































































































































































































































































































































































































































segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

SAÚDE X HIPERTENSÃO

Segundo um estudo publicado na revista American Journal of Clinical Nutrition, o morango e outras frutas vermelhas e pretas, como framboesa, cereja e mirtilo, contêm substâncias que mantêm o bom fluxo de sangue, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares. Os hipertensos (no mínimo 25% dos brasileiros até 60 anos) normalmente precisam de mais de um medicamento e a doença é a principal causa de derrames.
Dieta equilibrada, prática de exercícios e controle do estresse são orientações essenciais que as pessoas devem seguir.
Os morangos e outras frutas vermelhas têm o efeito turbinado quando combinadas com outras medidas, tais como: a restrição de sal, estilo de vida saudável e diminuição do consumo de gorduras saturadas. A melhor forma de consumir as frutas é in natura. Mas é preciso associá-las a outros alimentos, como verduras e legumes, ricos em potássio e magnésio, os minerais com bom efeito na redução da pressão.
O potássio pode ser consumido através de cereais, castanhas, banana, damasco, figo, frutas secas e feijões. O cálcio pode ser consumido através de leite e derivados, couve, agrião, mostarda, brócolis e feijões. Já, o magnésio pode ser consumido através de carnes, leite, cereais e castanhas.
Os antioxidantes, como o cacau, protegem a inflamação das artérias porque estimulam a produção de óxido nítrico na parede interna dos vasos. E este composto é um vasodilatador, melhorando o fluxo de sangue. Portanto, para evitar doenças cardíacas, é necessário uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos regulares orientados por Profissionais de Educação Física habilitados.