Missão

Fortalecer a Educação Física é fortalecer o Profissional!

























































































































































































































































































































































































































































































































QUESTÕES PARA CONCURSOS

(Ferraz de Vasconcelos/SP, 2010) Além de elaborar o Plano Nacional de Educação, organizar e prestar assistência técnica e financeira aos Estados, ao Distrito federal e aos Municípios, a União incumbir-se-á de:

I. estabelecer, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, competências e diretrizes para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, que nortearão os currículos e seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar formação básica comum.

II. coletar, analisar e disseminar informações sobre a educação.

III assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental, médio e superior, em colaboração com os sistemas de ensino, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino.

IV. baixar normas gerais sobre cursos de contexto globalizado.

V. assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, com a cooperação dos sistemas que tiverem responsabilidade sobre este nível de ensino.

VI. autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar, respectivamente, os cursos das instituições de educação infantil e os estabelecimentos do seu sistema de ensino.

Está de acordo apenas o contido em:

(A) I, II, III e V
(B) II, III e VI
(C) II, III, IV, V e VI
(D) I, II, IV, V e VI.

(Ferraz de Vasconcelos/SP, 2010) A educação escolar compõe-se de:

I. educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
II. educação superior.
III. educação básica, formada pelo ensino fundamental e ensino médio.
IV. ensino médio e educação superior.
V. educação básica, formada pela educação infantil, ensino médio e educação superior.

São corretas apenas:
(A) I
(B) V
(C) II e III
(D) I e II.

(Rio de Janeiro, 2010) Segundo Gallahue, 2001, no desenvolvimento perceptivo, crianças de aproximadamente dois anos de idade apresentam o aparato visual maduro. Isso significa que todos os aspectos anatômicos e fisiológicos do olho estão compeltos. Porém, uma criança nessa faixa etária é incapaz de interceptar uma bola arremessada com qualquer grau de controle. Isso acontece porque:

A) a acuidade visual estática ainda não começou a ser desenvolvida na criança.

B) crianças nessa faixa etária não conseguem fazer uso da coordenação mão-olho.

C) as indicações de profundidade binoculares necessitam processar as informações perceptivas.

D) as habilidades perceptivas ainda se encontram incompletas e necessitam de refinamentos.

(Ferraz de Vasconcelos/SP, 2010) A educação básica poderá organizar-se:

(A) em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não-seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.

(B) em períodos semestrais, ciclos, grupos não-seriados, com base na idade, na competência ou por forma diversa de organização.

(C) somente em séries anuais, períodos semestrais ou ciclos.

(D) em períodos semestrais, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.

 (Ferraz de Vasconcelos/SP, 2010) É instituído, no âmbito de cada Estado e do Distrito Federal, um Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB, de:

(A) natureza administrativa.
(B) natureza pedagógica.
(C) natureza contábil.
(D) natureza curricular.

(Antônio Almeida/PI-2010) Os Parâmetros Curriculares Nacionais indicam três focos principais de avaliação na Educação Física. Leia atentamente cada item abaixo e marque a opção CORRETA.

a) Realização das práticas; valorização da cultura corporal e de movimento; relação da Educação Física com saúde e qualidade de vida.

b) Freqüência às aulas; conquistas dos recordes como um valor para a saúde dos esportistas; o uso do uniforme próprio para a prática esportiva.

c) Participação em jogos; competições e eventos sociais; disposição para lutar e vencer.

d) Freqüência às aulas; capacidade física do aluno; os hábitos de higiene e de cuidados com a saúde.

e) Freqüência às aulas; participação em jogos e competições; o desenvolvimento individual alcançado.

(Ferraz de Vasconcelos/SP, 2010) A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão, em regime de colaboração, os respectivos sistemas de ensino. Caberá à União:

(A) apenas a coordenação da política nacional, exercendo função fiscalizadora.
(B) somente a redistribuição dos recursos financeiros aos municípios.
(C) a coordenação da política nacional de educação, articulando os diferentes níveis e sistemas e exercendo função
normativa, redistributiva e supletiva em relação às de demais instâncias educacionais.
(D) exercer função fiscalizadora e articulação dos diferentes níveis educacionais.

(Ferraz de Vasconcelos/SP, 2010) O ensino é livre à iniciativa privada, atendidas as seguintes condições:

I. cumprimento das normas gerais da educação nacional e do respectivo sistema de ensino.

II. autorização de funcionamento e avaliação de qualidade pelo Poder Público.

III. capacidade de autofinanciamento ressalvado, o previsto no art. 213 da Constituição Federal.

Escolha a alternativa que reúne as condições contempladas na LDB:

(A) II, III
(B) I e III
(C) I e II
(D) I, II e III

(Ferraz de Vasconcelos/SP, 2010) A lei estabelecerá o plano nacional de educação, de duração decenal, com o objetivo de articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração e definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidades por meio de ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas que conduzam a:

I - erradicação do analfabetismo;
II - universalização do atendimento escolar;
III - melhoria da qualidade do ensino;
IV - formação para o trabalho;
V - promoção humanística, científica e tecnológica do País;
VI - estabelecimento de meta de aplicação de recursos
públicos em educação como proporção do produto interno bruto.

Assinale a alternativa correta:
(A) I e III
(B) II, III, IV, V
(C) I, II, III, IV, V, VI
(D) I, III, IV, V, VI.

(Ferraz de Vasconcelos/SP - 2010) O texto constitucional no Artigo 210, registra conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais. Quanto ao ensino religioso:

(A) de matrícula facultativa, constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental.

(B) de matrícula obrigatória, constituirá disciplina dos horários normais das escolas privadas de ensino fundamental.

(C) matrícula facultativa, constituirá disciplina fora dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental.

(D) de matrícula facultativa, constituirá disciplina fora dos horários normais das escolas privadas de ensino fundamental.