Missão

Fortalecer a Educação Física é fortalecer o Profissional!

























































































































































































































































































































































































































































































































terça-feira, 14 de dezembro de 2010

OS SUPERIDOSOS

Com o avanço da medicina, chegar à terceira idade não é exatamente uma façanha. De acordo com a pirâmide etária divulgada pelo Censo 2010, 22.7 milhões de brasileiros têm 60 anos ou mais. Um terreno desconhecido, ainda pouco pesquisado, é como envelhecer com qualidade de vida.

Não existe uma receita pronta, mas aqui e ali há consensos.

Primeiro: manter a saúde na terceira idade é uma conquista multidisciplinar. Não adianta, por exemplo, ter uma alimentação regrada se a rotina for estressante.

Segundo: nunca é tarde para começar!

Uma teoria amplamente estudada considera que os telômeros, uma estrutura presente nas extremidades dos cromossomos pode determinar nossa longevidade. Os telômeros são reduzidos à medida que as células se dividem. Em determinado momento, esta perda sacrifica genes, vitalidade e função das células filhas, provocando o envelhecimento.

Outra estrutura celular decisiva seriam as mitocôndrias, responsáveis por transformar alimento em energia. Se uma mitocôndria envelhecer mais rapidamente, ela reduziria a vitalidade de seu grupo. Ainda não há uma explicação definitiva para sabermos como se dá o envelhecimento em nível biológico.

O envelhecimento bem-sucedido deve ser multifuncional, vai desde a meditação a uma série de ações que mudam a estrutura física e o hábito alimentar.conforme o profissional de Educação Física, Ricardo Sartorato, é preciso investir em prevenção, ou seja, fazer atividades que englobem treinos de força, resistência e equilíbrio. Não pode faltar exercícios aeróbicos, porque eles auxiliam a freqüência cardiorrespiratória.

O treinamento pode ser montado de acordo com o resultado de exames, eu devem ser realizados periodicamente. A série de exercícios e a dieta precisam ser equilibradas.

Fica a dica: quando praticar exercícios físicos, procure um Profissional de Educação Física habilitado!