Missão

Fortalecer a Educação Física é fortalecer o Profissional!

























































































































































































































































































































































































































































































































domingo, 7 de novembro de 2010

CAMINHO PARA O SUCESSO

O que as pessoas bem-sucedidas têm que você não tem? Nada! Nós todos nascemos com as mesmas chances de brilhar.

Segundo Anders Ericsson, professor de psicologia da Universidade da Flórida, “não há nenhuma evidencia de que exista uma causa genética para o sucesso ou talento de alguém”. Não há consenso entre os cientistas de que exista um gene responsável pelo talento para o futebol, para a música ou para gerir uma empresa.

Todo mundo sabe que a prática leva à perfeição. O professor Ericsson, concluiu que o tempo necessário para alguém se destacar internacionalmente em alguma área é 10 mil horas. O que realmente faz alguém ficar bom em algo é o treino duro, dolorido, no limite do executável.

Só para se ter uma ideia, estima-se que aos 6 anos Mozart já estivesse estudado piano durante 3.500 horas.

A chave do sucesso está no cérebro! Nosso cérebro é formado por massa cinzenta (os neurônios) e a massa branca (axônio). Neurologistas e psiquiatras resolveram estudar a massa branca, que até então era ignorada.

Os cientistas descobriram uma maneira diferente de entender as habilidades.
    A massa branca é formada principalmente por mielina, um tipo de goradura que envolve a mielina. Ela é depositada sobre as células nervosas com o intuito de melhorar a condução da eletricidade. Para a mielinização ser mais eficiente, é preciso errar muito e sempre. por exemplo, quando você leva uma bronca do seu chefe, voce se esforça em dobro para que isso não ocorra de novo. Fazer aquilo que já sabe, não ajuda evoluir. Mas, falhar tentando fazer algo novo e mais difícil, permite evoluir. É nessa condição que a mielina é mais eficientemente espalhada pelo cérebro. Os que erram e, por isso, treinam mais, são também recompensados.
   Teoricamente, a mielina recompensa quem se esforça, portanto, qualquer um pode ser bem-sucedido. O auge da mielinização acontece durante a infância, quando toda forma de atividade é novidade e tem de ser aprendida. Até os 30 anos, se aprende novas habilidades com facilidade. Até os 50 anos, a mielina pode ser ajustada a um ou outro aprendizado. Depois disso, a mielinização continua para preservar as aptidões adquiridas. Além da idade, há cérebros mais preparados para mielinizar do que outros.

"Quem nunca errou nunca fez nada de novo" (Einstein).

Boa parte do sucesso das pessoas deve-se ao treino. Todavia, é preciso entender o que leva as pessoas a se esforçarem tanto. Dentre as características destacadas, está o autocontrole, motivação e a ambição.
Para ter autocontrole é preciso focar naquilo que é realmente importante no momento, ao invés de ceder à tentação.
Motivação e ambição não funcionam para todos da mesma maneira, pois nem todo mundo tem ambição e quer crescer o tempo todo.
Em muitos casos, acreditar que você faz algo relevante é mais eficiente para motivar do que qualquer outra coisa.
Por fim, você deve descobrir qual o seu motivo e conscientizar-se do tamanho da sua ambição, para que exerça o autocontrole sem permitir a dispersão em busca de seus objetivos.