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quinta-feira, 23 de setembro de 2010

A EDUCAÇÃO FÍSICA NO SÉCULO XX (Parte II)

Do final do Estado Novo até a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1961, houve um amplo debate sobre o sistema de ensino brasileiro. Nessa lei ficou determinada a obrigatoriedade da Educação Física para o ensino primário e médio. A partir daí, o esporte passou a ocupar cada vez mais espaço nas aulas de Educação Física. O processo de esportivização da Educação Física escolar iniciou com a introdução do Método Desportivo Generalizado, que significou uma contraposição aos antigos métodos de ginástica tradicional e uma tentativa de incorporar o esporte, adequando-o a objetivos e práticas pedagógicas.
Após 1964, a educação, de modo geral, sofreu as influências da tendência tecnicista. O ensino era visto como uma maneira de se formar mão-de-obra qualificada. Era a época da difusão dos cursos técnicos profissionalizantes. Nesse quadro, em 1968, com a Lei nº 5.540, e, em 1971, com a 5.692, a Educação Física teve seu caráter instrumental reforçado, ou seja, era considerada uma tividade prática, voltada para o desempenho técnico e físico do aluno.
Na década de 70, o governo militar investiu na Educação Física em função de diretrizes pautadas no nacionalismo, na integração nacional e na segurança nacional, através da formação de um exército composto por uma juventude forte e saudável para desmobilizar as forças políticas. As atividades esportivas também foram consideradas como fatores que poderiam colaborar na melhoria da força de trabalho para o "milagre econômico brasileiro".
Em âmbito escolar, a partir do Decreto nº 69.450 de 1971, considerou-se a Educação Física como "a atividade que, por seus meios, processos e técnicas, desenvolve e aprimora forças físicas, morais, cívicas, psíquicas e sociais do educando".
PCN, 1997.

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