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Fortalecer a Educação Física é fortalecer o Profissional!

























































































































































































































































































































































































































































































































quinta-feira, 23 de setembro de 2010

A EDUCAÇÃO FÍSICA NO SÉCULO XX (Parte III)

Na década de 80, os efeitos do modelo tecnicista começaram a ser contestados: o Brasil não se tornou uma nação olímpica e  acompetição esportiva da elite não aumentou o número de praticantes de atividades físicas. Iniciou-se então uma profunda crise de identidade nos pressupostos e no próprio discurso da Educação Física, que originou uma mudança significativa nas políticas educacionais: a Educação Física escolar, que estava voltada principalmente para a escolaridade do sexto ao nono ano (5ª a 8ª séries) do Ensino Fundamental, passou a priorizar o primeiro e quinto anos (1ª a 4ª séries) do Ensino Fundamental e também a pré-escola (uma das etapas da Educação Infantil). O enfoque passou a ser o desenvolvimento psicomotor do aluno, tirando da escola a função de promover os esportes de alto rendimento.
O campo de debates se fertilizou e as primeiras produções surgiram apontando o rumo das novas tendências da Educação Física.
As relações entre Educação Física e sociedade passaram a ser discutidas sob a influência das teorias críticas da educação: questionou-se seu papel e sua dimensão política. Concebe-se a existência de algumas abordagens para a Educação Física escolar no Brasil que resultam da articulação de diferentes teorias psicológicas, sociológicas e concepções filosóficas. Todas essas correntes têm apliado os campos de ação e reflexão para a área e a aproximado das ciências humanas.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional promulgada em 20 de Dezembro de 1996 explicar no art.26, parágrafo 3º, que "a Educação Física, integrada a proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da Educação Básica, sendo sua prática facultativa aos alunos que:
I -  que cumpra jornada de trabalho igual ou superior a seis horas; (Incluído pela Lei nº 10.793, de 1º.12.2003)
II – maior de trinta anos de idade; (Incluído pela Lei nº 10.793, de 1º.12.2003)
III – que estiver prestando serviço militar inicial ou que, em situação similar, estiver obrigado à prática da educação física; (Incluído pela Lei nº 10.793, de 1º.12.2003)
IV – amparado pelo Decreto-Lei no 1.044, de 21 de outubro de 1969; (Incluído pela Lei nº 10.793, de 1º.12.2003)
LDBEN, 9.394/96
PCN, 1997.

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